Um grupo de vereadores de Ponta Porã, esteve na Inspetoria da Receita Federal, para tratar de um assunto de grande importância para a população. Trata-se da intensa movimentação de veículos de grande porte, carregando cargas, que ficam estacionados durante boa parte do dia e da noite, ocasionando grandes congestionamentos na área central da cidade, prejudicando a população.
Os parlamentares foram em busca de informações sobre as causas do problema. Ouviram dos responsáveis pela Receita Federal que “houve aumento no volume das exportações, devido a uma situação ocorrida no terminal portuário de Porto Murtinho. São exportações principalmente para o porto de Concepción, no Paraguai.
Os vereadores foram recebidos pelo Chefe do Setor de Despacho, Ricardo Gheno e pelo Delegado Adjunto Marcos Iwamura, que explicaram que a Receita trabalha com uma demanda acima do normal. E que o órgão está buscando soluções para amenizar a situação e que a solução definitiva para o problema é viabilizar a instalação do “Porto Seco”, que prevê a criação de uma grande estrutura para abrigar os órgãos de fiscalização e controle do comércio internacional, bem como os veículos e pessoas envolvidos no transporte internacional de cargas.
Os vereadores agradeceram pela recepção das autoridades aduaneiras e informaram que vão continuar em busca de soluções para o problema. O próximo passo será elaborar uma estratégia contando com a participação do Prefeito Eduardo Campos para que as autoridades em nível nacional, que podem resolver a situação, sejam acionadas.
Os vereadores que estiveram na Receita Federal são Agnaldo Miudinho, Annny Espínola, Biro Biro, Kleber Ortiz, Neli Abdulahad e Vanderlei Avelino.
Camara Municipal de Ponta Porä