Em 2004, o então presidente visitou assentamento em MS e conheceu o irmão.
Vigilante e servidor público aposentado, Damião Inácio da Silva, de 85 anos, morreu na quarta-feira , 13 de julho, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) . O idoso era irmão por parte de pai do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ‘Lula’, e residia em Ponta Porã.
Em 2004, o ex-presidente esteve no assentamento onde Damião residia e conheceu o irmão por parte de pai, em Ponta Porã. Na oportunidade, a família entregou a Lula uma série de documentos comprovando que o idoso seria um dos irmãos de Lula, filho do primeiro casamento do pai do ex-presidente.
Segundo um dos filhos, Damião estava doente há algum tempo, após havia sofrido AVC. No dia 13 teve baixa na pressão arterial e foi internado no Hospital Regional de Ponta Porã, em estado grave. Foi entubado e não resistiu, vindo a óbito por volta das 18h.
O corpo foi velado e sepultado às 16h do dia 14/07. A família agradeceu aos amigos que comparecerem na cerimônia e prestaram suas últimas homenagens ao eterno Damião Inácio da Silva.