Secretário-adjunto de Segurança Pública pondera que objetivo maior é a conscientização, no entanto, também cumprir o Código Brasileiro de Trânsito.
O secretário-adjunto de Segurança Pública de Ponta Porã, Gabriel Arce, disse ao PONTAPORAEMDIA que as blitz desencadeadas nesta semana no município em vários bairros e na área central, têm como objetivos conscientizar o condutor quanto a necessidade de cumprir o Código Brasileiro de Trânsito, além de nos casos necessários, retirar as motocicletas sem condições de trafegabilidade.
Conforme ele, a orientação do Ministério Público Estadual (MPE) é para que seja fielmente cumprida as exigências de acordo com a lei nacional de trânsito.
“Em um primeiro momento, o departamento de trânsito realiza as orientações necessárias e cabíveis, mas quando é visível o estado precário de manutenção da motocicleta, não há outro caminho senão sua apreensão, pois coloca em risco a vida do próprio condutor, seu acompanhante e de terceiros”, afirma Gabriel Arce.
Ele lembra que “na maioria dos casos os condutores não possuem nem carteira de habilitação, seja brasileira ou paraguaia, não possuem o referido documento da moto e tampouco placa”, pondera.
“Sabemos que esse tipo de procedimento não são bem vistos, mas precisa ser feito. Também é necessário esclarecer que os condutores desse meio de transporte precisam atender as exigências das leis brasileira em relação ao trânsito”, pondera.
Fonte PontaPoraemDia