Garças aparecem em avenida de Porto Alegre em meio à enchente.

Secretaria de Meio Ambiente explica que cheia do Arroio Dilúvio permitiu que os animais se deslocassem pela cidade.

Ao menos 10 garças foram flagradas em uma avenida alagada próxima da região central de Porto Alegre, que vem sofrendo com as enchentes. As imagens foram feitas no sábado (25), na Avenida Praia de Belas, que normalmente tem fluxo de veículos.

Segundo a equipe da Fauna Silvestre da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre, os animais se deslocaram para a avenida pelo Arroio Dilúvio, que percorre uma via próxima, a Avenida Ipiranga. O arroio tem uma nascente, no Parque Saint’Hilaire, em Viamão, e uma foz no Guaíba.

«É um corredor de biodiversidade de aves, que usam a vegetação como descanso durante os deslocamentos. Não é um ambiente em equilíbrio, mas tem fartura de alimentos», explica a secretaria.

Garças apareceram em área alagada próxima do centro de Porto Alegre — Foto: Joel De Conto

Além das garças, outras espécies, como socó, martim pescador, quero-quero e bem-te-vi são comuns. Com a cheia, eles se deslocaram pra avenidas como a Praia de Belas. Com a água baixando e os alimentos (peixes) reduzindo, eles tendem a retornar aos locais de origem.

A orientação é que a população não interfira no deslocamento da fauna silvestre. Em caso de risco à vida do animal, a equipe de Fauna Silvestre pode ser acionada pelo 156 (telefone, app e site 24 horas por dia) e também pelo telefone (51) 3289-7517, em horário comercial nos dias úteis.

Garça com peixe no bico em Porto Alegre — Foto: Jennifer Domeneghini

Garça com peixe no bico em Porto Alegre — Foto: Jennifer Domeneghini

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí