Em publicações nas redes sociais, amigos e políticos lamentaram a morte do apresentador. Silvio estava internado em um hospital particular em São Paulo e faleceu neste sábado (17) aos 93 anos.
O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital particular em São Paulo desde o início do mês.
Ele foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.
Familiares, amigos e famosos lamentaram a morte do apresentador. Veja repercussão:
Luiz Inácio Lula da Silva
«Sílvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país», disse o presidente.
«Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Sílvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas “colegas de trabalho”, como carinhosamente chamava as telespectadoras».https://d-8431327183191531624.ampproject.net/2406131415000/frame.html
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), diretor de relevisão
“Um dos maiores apresentadores do mundo, a maneira de apresentar e conduzir programa não tem paralelo, um modelo internacional», afirmou Boni.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.659.0_pt_br.html#goog_611531531Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Boni fala sobre a morte de Silvio Santos
TV Globo
«O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs».https://d-8431327183191531624.ampproject.net/2406131415000/frame.html
João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo
«No dia em que a televisão brasileira acordou já com saudades de um de seus grandes talentos, lembro com carinho e gratidão dos anos em que Silvio Santos ajudou a escrever também a história da Globo. De 1965 a 1969, o ‘Programa Silvio Santos’ foi exibido pela TV Globo para a cidade de São Paulo e depois, até 1976, foi levado para todo Brasil. Já desde então se destacavam a alegria e o talento que divertiram os domingos dos brasileiros e inspiraram tantos profissionais. É com carinho que me recordo também da relação de amizade, admiração e respeito mútuos que tinha com meu pai, Roberto Marinho, com quem compartilhou três grandes paixões: a comunicação, a televisão e o Brasil. À família, aos amigos, aos colegas do SBT e aos fãs, a nossa solidariedade. Ao Silvio, nosso muito obrigado.»
Eliana Michaelichen, apresentadora
«É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz, amado mestre».
Raul Gil, apresentador
«Recebi com muita tristeza a notícia de sua partida. Ao longo de toda a minha trajetória na televisão, você sempre esteve ao meu lado, oferecendo sua ajuda e seu suporte, como um verdadeiro irmão. Sua generosidade e preocupação genuína marcaram profundamente minha vida, e sou eternamente grato por tudo o que fez por mim».
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.659.0_pt_br.html#goog_611531533Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Raul Gil relembra histórias com Silvio Santos
Gonçalo Roque, diretor de auditório e assistente de palco
«Hoje é um dia de uma dor que eu nunca pensei que sentiria. Perdi não só um patrão, mas um grande amigo, um companheiro de décadas de trabalho, risadas e histórias. O Silvio sempre foi mais do que um chefe; ele era um mestre, alguém que ensinava com um sorriso, que acreditava na simplicidade e no valor das pessoas.»
Roque, assistente de palco de Silvio Santos, lamenta morte do comunicador — Foto: Divulgação/SBT
Maisa Silva, apresentadora
Atriz lamentou morte de ex-chefe nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram
«O Silvio deu asas pro meu sonho, que era apresentar um programa de TV. «Mas uma criança de 5 anos? Apresentar programa ao vivo? Fazer merchan lendo TP?» pra ele, nada disso era impossível. Até poderia ser incomum, mas o Silvio gostava disso. Ele enxergarva coisas que as outras pessoas não viam. E sendo nosso patrão, muitas vezes não tinha medo de colocar esses planos em execução. E que bom né?».
Ronnie Von, apresentador
«Sem palavras… Descanse em paz Silvio. 🖤Você cumpriu sua missão com maestria.#ripsilviosantos»
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.659.0_pt_br.html#goog_611531535Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Ronnie Von relembra histórias com Silvio Santos
Sergio Mallandro, apresentador
«Em 1981 eu fui chamado para participar de uma gincana na antiga TVS chamado cidade contra cidade , lá eu não encontrei um patrão eu encontrei um líder , um professor , um mestre que revelou o Sérgio mallandro , que viu graça em uma mallandro carioca ! Silvio vc foi muito mais do que um líder , foi um segundo Pai OBRIGADO POR TUDO ! Te amo ❤️ descanse em pai eterno patrão!».https://www.instagram.com/p/C-xeLQ3OJbW/embed/captioned/?cr=1&v=12
Luciano Huck, apresentador
«Hoje é sábado, mas o domingo é que está de luto. Deixo aqui meu respeito, amizade e carinho à família. E aos fãs, prometo humildemente manter acesa a chama de todos os aprendizados deixados pelo homem que até hoje melhor soube conversar com o povo brasileiro.»https://www.instagram.com/p/C-xjTiPuNaY/embed/captioned/?cr=1&v=12
Rodrigo Faro, apresentador
«O Brasil perde hoje um dos maiores nomes da televisão brasileira, um gênio da comunicação. Silvio se foi, mas seu legado será eterno. Foi assistindo Silvio na TV que eu descobri a minha vocação. Silvio foi uma inspiração para mim e para todos aqueles que trabalham com comunicação nesse país. Que honra ter conhecido e aprendido com esse grande artista. Descanse em paz Silvio. Meu abraço e meus sentimentos aos familiares, amigos e a toda família SBT. Do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar! 💔».
Ana Maria Braga, apresentadora
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.659.0_pt_br.html#goog_611531537Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Ana Maria Braga: Silvio Santos é um grande professor
«Hoje a TV volta a ficar em preto e branco. Um dia em que perdemos a cor e a alegria. A história da televisão ficará para sempre marcada pelo legado desse grande e único comunicador. Enquanto choramos por aqui a sua partida, certeza que o céu já se encontra em ritmo de festa. Vai com Deus, Silvio Santos. Meus sentimentos à toda família».
Marcos Mion, apresentador
«Obrigado por tudo! O maior que já tivemos e que jamais teremos na comunicação. As poucas vezes que pude estar ao seu lado validaram o brasileiro que amava e admirava e o profissional que luta diariamente para ser reconhecido. Meu abraço apertado à Íris, Dani, Patrícia, Rebeca, Renata, Cíntia e Sílvia. E à todo o povo brasileiro que sofre a perda de um ser humano que já fazia parte e hoje entrou pra sempre na nossa história.»
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.659.0_pt_br.html#goog_611531540Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Marcos Mion fala sobre a morte de Silvio Santos
Marcelo Adnet, humorista e apresentador
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.659.0_pt_br.html#goog_611531542Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Marcelo Adnet fala sobre a morte de Silvio Santos
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
«Hoje nos deixa Sílvio Santos, um exemplo de alegria e empreendedorismo para todos nós. Homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível. Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de Comunicação do Brasil. Meus sentimentos à famíliares e amigos, bem como as minhas orações pela dor da irreparável perda.»
Publicação de Jair Bolsonaro na rede social X sobre a morte de Silvio Santos — Foto: X/Reprodução
Carlos Alberto de Nóbrega, apresentador
«Adeus, amigo. Foram 70 anos de amizade e uma saudade que será eterna.» Veja a reportagem.https://www.instagram.com/p/C-xbi1xRsct/embed/captioned/?cr=1&v=12
Celso Portiolli, apresentador
Apresentador lamentou morte de Silvio Santos em publicação no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram
«Hoje, o Brasil perde não só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande.
Minha gratidão será eterna, assim como seu impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos.
Descanse em paz, Silvio Santos. Você é e sempre será o maior. 😭😭😭»
Fátima Bernardes, apresentadora
«Impossível falar de televisão e da história da comunicação no Brasil sem citar o nome dele. Silvio Santos morreu hoje aos 93 anos. Não cheguei a conhecê-lo, mas era como se conhecesse. Tinha o dom de falar com o público. De se fazer íntimo. Construiu um império, mas continuava ser o animador de auditório. Meu carinho pra família e pro seu imenso público.»
Luis Roberto Barroso (presidente do Supremo Tribunal Federal)
“Um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem uma história de sucesso empresarial que sempre será exemplo. Um empreendedor que, do zero, criou uma das maiores emissoras de televisão do país. Deixará marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público e que atravessou gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os funcionários do SBT.”
João Doria, ex-governador de São Paulo (PSDB)
«O Brasil se despede de uma lenda da televisão: Silvio Santos, o grande rei da TV brasileira. Ao longo de sua brilhante carreira, Silvio Santos encantou gerações, moldou a história da televisão no Brasil e se tornou um vitorioso e admirável empreendedor. Silvio Santos agora vai estampar seu sorriso para sempre em nossa memória.»
Post de João Doria no X lamenta morte de Silvio Santos — Foto: X/Reprodução
Mara Maravilha, cantora e apresentadora
«Silvio Santos meu amor, meu paizão do coração, nunca vai morrer, agora ele foi descansar! Não é por acaso que hoje é sábado…No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado “Shabat”) significa “descanso,” “cessação», «repouso” ou “interrupção” é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, pois segundo a tradição hebraica Deus descansou no sétimo dia após completar a criação do universo (Gênesis 2:1-3)», publicou a apresentadora.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.659.0_pt_br.html#goog_611531544Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia
Mara Maravilha fala sobre a morte de Silvio Santos
Yudi Tamashiro, ex-apresentador
«Professor, mestre, chefe…Obrigado pela oportunidade de aprender e ver de perto como se constrói um grande homem e, principalmente, como conduzir e criar uma família. Meu pai, que também se foi, me ensinou a ser verdadeiro e fiel, e você, Silvio Santos, me ensinou a ser ousado e a acreditar sempre no que carregamos dentro de nós. Ambos trabalharam e suaram muito para transmitir sabedoria e um legado; agora, o mínimo que devo fazer é dar o meu melhor em tudo. Descanse em paz e obrigado pelas broncas, pois hoje vivo tudo aquilo que o senhor me disse que um dia eu viveria. Família Abravanel, que o senhor console o coração de todos.»
Arthur Lira, presidente da Câmara (PP-AL)
«O Brasil perdeu hoje um dos maiores comunicadores da história da televisão. Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste. Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros.»
Corinthians
«O Corinthians lamenta com pesar a morte de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos. Um dos maiores apresentadores da história do Brasil, Silvio Santos comandou os domingos do SBT por muitas décadas. Sempre irreverente, Silvio nunca escondeu sua paixão pelo Timão. Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano. 🖤».
Ratinho, apresentador
«Silvio Santos, ou melhor, Senor Abravanel, foi mais do que um patrão para mim. Ele foi um amigo, um mentor e uma inspiração. Um homem que, com seu carisma e talento, conquistou o Brasil e transformou a vida de muitos, inclusive a minha. Tive a honra de trabalhar ao lado dele e de aprender com seu exemplo de dedicação, humildade e amor pelo que fazia».